23 de janeiro, São João Esmoler, Patriarca de Alexandria

São João Esmoler foi bispo, Patriarca de Alexandria, no início do século VII. Certa feita, indo para sua sede episcopal acompanhado de amigos, teve seu percurso à igreja interrompido por uma senhora que lhe clamava intervir junto ao genro dela, que a submetia a cruel tratamento. Os amigos do bispo, à maneira dos discípulos de Jesus que buscavam calar ao cego que gritava pelo Salvador, buscaram persuadi-la não ser o momento de abordar a homem de tantas ocupações importantes, e que voltasse outra hora. O Patriarca, no entanto, ponderou: “Como poderia esperar que Deus ouvisse as minhas orações se não quisesse atender a esta mulher?”.

Para socorrer aos pobres da Igreja a si confiada, mantinha cobertor tão fino em sua própria cama que um amigo fez desaparecer o velho cobertor e fez cobrir a cama do bispo, sem que ele soubesse, com outro bastante mais grosso. E não se fez de rogado quando viu que o bispo pôs à venda o cobertor pesado para usar o que arrecadasse no socorro aos seus pobres, pois comprou novamente o cobertor e deu-o de presente ao bispo pela segunda vez, calculando: “Quero ver quem de nós dois se cansa primeiro…”.

Diante dos jovens que paravam à porta da Igreja para flertar ou conversar, e dos que saíam da Santa Missa antes de receber a bênção, certa feita deixou o Altar do Santo Sacrifício de Jesus e foi juntar-se a eles à porta, ponderando: “Meus filhos, um pastor deve estar junto com o seu rebanho, por isso venho ter convosco; mas, sendo que não me posso cortar em dois, que iria ser das minhas ovelhas que estão lá dentro?”.

Antonio Luiz Gomes