Em 26 de fevereiro de 2018, Monsenhor Cônego José Mayer Paine, conhecido e chamado por todos de Padre José, falecia santamente no Hospital Beneficência Portuguesa aos quase 97 anos (faltou-lhe um dia), rodeado de familiares, amigos e dos paroquianos de Santa Generosa.
Foi nomeado pároco em 31/12/1959 e ficou na função até 24//09/2017, quando, no seu lugar, foi nomeado como pároco o Padre Cássio A. Pereira de Carvalho, por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar e São Paulo.
Após seu falecimento, foram recolhidos muitos testemunhos de bispos, padres, de seus filhos e filhas espirituais, de amigos e paroquianos, sendo publicados num livro, muito recomendado (deve ainda ter alguns exemplares na secretaria da igreja), intitulado: “Monsenhor José Mayer Paine, sei em quem acreditei”.
Vou transcrever alguns parágrafos do testemunho do Padre Cássio: “Cheguei à Paróquia de Santa Generosa há dois anos e meio como vigário para acompanhar o Padre José, já bastante debilitado, na condução desta comunidade.
A primeira recordação que permanece desse tempo de trabalho é a grande cordialidade com a qual o Padre José me tratava, pois todas as vezes que falava publicamente, agradecia a minha presença, com grande carinho e gratidão, e tudo era muito desproporcional à minha pequena e inicial contribuição.
O Padre José era uma pessoa muito fácil de ser conquistada, pois bastou para conquistá-lo que eu realizasse duas coisas muito simples – e que são uma obrigação de qualquer sacerdote: 1) A pontualidade na celebração das Missas; 2) O fato de sempre estar à disposição para atender confissões…
Nosso querido Padre José conseguiu unir na sua vida sacerdotal a vida de oração e de ação, exemplo disso foi sua capacidade de, em um pouco mais de um ano, ter conseguido construir essa belíssima igreja de Santa Generosa com a intensa ajuda e envolvimento da comunidade paroquial, já que em 1968 foi abençoada a pedra fundamental e em 1970 se celebrou a primeira Missa de inauguração da nova igreja” (A antiga igreja de Santa Generosa estava situada numa Praça, Largo da Guanabara, que foi toda demolida para a construção do metrô, estação Paraiso).
Obrigado, Padre José, grande homem de oração, conselheiro espiritual de gerações, animador e promotor de vocações religiosas e sacerdotais, grande confessor e amante da liturgia e da Eucaristia, e profundo devoto da Virgem Maria; certamente Santa Generosa teve toda a alegria de acolhê-lo lá do Céu. Da mesma forma como você fazia na terra, suas orações serão o motor construtor da nossa querida Paróquia de Santa Generosa”.
Esse testemunho do nosso Padre Cássio, escrito em 2018, previa a realidade que estamos vivendo hoje, quando vemos que a igreja de Santa Generosa tem se convertido no santuário da misericórdia: Bendito seja Deus!
Redação do Boletim Santa Generosa – fevereiro 2025.