O que a Páscoa da Ressureição faz na vida do cristão!

Quero aproveitar este tempo pascal para meditar sobre o que a Páscoa da Ressureição faz na vida do homem do nosso tempo. Começo tomando o que escreveu o Papa Francisco no cartaz de Páscoa do Movimento Católico Comunhão e Libertação:

“Vemos, assim, o que faz a Páscoa do Senhor: impele-nos a seguir em frente, a sair da sensação de derrota, a rolar a pedra dos sepulcros onde muitas vezes encerramos a esperança, a olhar o futuro com confiança, porque Cristo ressuscitou e mudou a direção da História”.

Que força tem a Ressureição de Cristo! Ela nos impulsiona a seguir em frente apesar de toda a contradição e pecado que carregamos no dia a dia, a sermos esperançosos, confiantes no futuro, apesar das aparências dizerem que a vida não realiza aquilo que promete, ou que isso ou aquilo é impossível de se realizar. Temos de acreditar que tudo se torna possível, pois, com a Páscoa, Deus introduziu na história do homem a certeza do renascimento em coisas que aparentemente terminam.

No mesmo cartaz de Páscoa, há uma reflexão do Padre Luigi Giussani, fundador do Movimento Católico Comunhão e Libertação, que continua o pensamento de Francisco sobre a Ressurreição do Senhor: “O acontecimento cristão é Deus entrando na vida humana e na História. Eu sou cristão porque Ele, Deus, está presente entre nós e estará presente todos os dias até o fim dos tempos. Aquele menino cresceu, morreu e ressuscitou, e ressurgindo atrai irresistivelmente a Si pessoas cuja unidade constitui Seu Corpo, Corpo Místico, ou povo de Deus”.

A força da Páscoa é garantida pela entrada na História da companhia de Deus ao homem. Assim, o homem nunca está sozinho e nunca mais estará só, pois Ele resolveu fazer companhia àqueles que O reconhecem dentro da História. A isso chamamos de Igreja, o lugar daqueles que reconhecem e esperam a força de Deus.

Não é a força do homem decaído do pecado que dá a garantia da vitória sobre o pecado. O que nos dá a certeza é que Jesus, antes de partir deste mundo com sua Ascenção aos Céus, nos enviou o Espírito Santo Paráclito.

Nesses dias em que fiquei hospitalizado em uma UTI, pensei o quanto é gratificante a certeza de que não estamos sozinhos. Nossa missão é ser testemunha da glória e da presença de Cristo nas circunstâncias concretas que vivemos, levando esperança aos desesperançados, aos tristes, aos sofredores.

Sem a certeza da sua ressureição, tenderíamos a sentir a solidão, o medo, a desesperança, o desânimo. Quer vivamos, quer morramos, Ele preenche nossa vida de esperança. É muito bom fazermos a experiência de viver na sua doce presença sob qualquer circunstância da vida.

Padre Cássio Carvalho – maio 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *