Os Santos Evangelhos

Celebrando no dia 30 de setembro a festa de São Jerônimo, Doutor das Sagradas Escrituras, a Santa Igreja consagra o último domingo deste mês na comemoração do “Dia da Bíblia”.

São Jerônimo nasceu por volta do ano 340; estudou e foi batizado em Roma. Como secretario do Papa Dâmaso, começou a traduzir a Bíblia para a língua latina, comentando-a em muitas obras que escreveu; daí o título de doutor que lhe é outorgado. Morreu onde Jesus nasceu, em Belém, em 420.

A instituição do “Dia da Bíblia” é um chamado da Igreja para que conheçamos as Santas Letras, sobretudo o Evangelho, onde encontramos o próprio Deus falando através da humanidade de Cristo. Diferentemente dos escritores, Nosso Senhor não propõe uma tese; Ele fala, Ele tem segurança do que diz, Ele não justifica; Ele ensina. Impõe-se com uma sabedoria irresistível. “Quando se consegue apreciar essa sabedoria, quando se possui o coração puro para avaliá-la, sabe-se que não pode existir outra. Não se sente a necessidade de comparar, de estudar. Vê-se que Ele é absoluto, que Ele é a Vida”.

Jesus continua a falar a cada um de nós, pessoalmente, na oração, na intimidade com Ele e, de maneira palpável, quando lemos o Evangelho todos os dias – ao menos cinco minutos – com desejos de aprender e viver como viveu quem nos está falando.

“Quando abrirdes o Evangelho, pensa que não só deves saber, mas viver o que ali se narra: obras e ditos de Cristo. Tudo, cada ponto que se relata, foi registrado, detalhe por detalhe, para que o encares nas circunstâncias concretas da tua existência. O Senhor chamou-nos para que o seguíssemos de perto; no texto santo, encontras a vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida… “Pega no Evangelho diariamente, leia-o e viva-o como norma concreta. Assim procederam os santos” (Forja nº 754, de São Josemaría Escrivá).

O Papa São Gregório Magno dizia: “Que outra coisa é a Sagrada Escritura senão uma carta que o Senhor todo poderoso quis, na sua bondade, enviar à sua criatura… Como te descuidas em lê-las e não manifestas ardor em saber o que nelas se contém?”

Padre José (in memoriam).

One thought on “Os Santos Evangelhos

1. Aos poucos, venho tentando esse comportamento, buscar entendimento acerca das Sagradas Escrituras para viver. Sei que não é fácil, mas tenho observado.