PALAVRA DO PÁROCO: De hoje em diante, serás pescador de homens (Lc 5, 10)

O chamado de Simão Pedro e dos primeiros discípulos de Jesus começou de uma forma imprevisível. Os futuros discípulos de Jesus descobrem a vocação de maneira inesperada e extraordinária. Haviam passado a noite inteira em águas profundas do mar da Galileia e não tinham pescado nada. Já estavam recolhendo e lavando as redes, certamente abatidos, depois de uma jornada infrutífera, e profundamente cansados, como acontece conosco em tantos dos nossos dias de trabalho.

Jesus pede a barca de Simão emprestada e afasta-se um pouco da margem para ensinar à multidão que se aglomerava na praia do lago. Tão logo termina seus ensinamentos, pede a Simão para avançar para águas mais profundas e lançar as redes. Simão vai revelar seus conhecimentos de pescador profissional, pois em águas rasas jamais pegariam peixes, e diz: Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5, 5). Imediatamente pegaram tal quantidade de peixes que as redes quase se rompiam. Com a farta pesca, pediram ajuda aos outros pescadores e encheram duas barcas que ali se encontravam.

Diante de tão grande milagre, pois tinha acontecido algo impensável para um profissional experiente das águas como ele, Simão Pedro se dá conta do quão indigno era de estar na presença de Jesus. Ele não é muito diferente dos homens e mulheres do nosso tempo, afinal, também nós sabemos de antemão tudo o que pode e não pode acontecer na nossa vida, e não esperamos que nada de surpreendente nos aconteça. Ele diz a Jesus: Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pobre pecador! (Lc 5, 8). Jesus não se espanta com a nossa fragilidade e falta de fé e vai dizer a Simão Pedro: Não tenhais medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens (Lc 5, 10). E imediatamente eles deixaram a barca e seguiram a Jesus.

A vocação de pescadores de homens, tanto de Pedro quanto dos primeiros discípulos de Jesus, também é, em certo sentido, a vocação de todo cristão. Igualmente somos chamados a conquistar almas para Cristo, confiando que quem torna tudo possível é Deus. Pelo exemplo e pelo testemunho, temos de transmitir a todos os que encontramos pela frente a certeza de que a vida é determinada pela presença amorosa de Deus, mesmo diante de circunstâncias tantas vezes contrárias, adversas, impossíveis.

A Paróquia de Santa Generosa tem sido o sinal mais extraordinário desta realidade divina no meio de nós. Todos os dias, Jesus se faz presente através da Eucaristia, dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos. Assim vem acontecendo, bem diante de nossos olhos, a pesca milagrosa de tantas pessoas. Como Simão Pedro, pela obediência em fazer o que Jesus nos pede, passamos da experiência do cansaço, da tristeza e da desolação para a certeza do milagre da multiplicação de almas, para a certeza de que a vida pode, sim, ser melhor porque o Senhor nunca se descuida de nós.

Padre Cássio Carvalho – março 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *