PALAVRA DO PÁROCO: Milagres acontecem em Santa Generosa!

O Evangelho de Lucas (10, 1-16) nos relata que Jesus enviou outros setenta e dois discípulos nos lugares onde ele devia passar e lhes deu o poder de fazerem os sinais que ele mesmo realizava. E os setenta e dois discípulos voltaram possuídos de grande alegria, dizendo: “Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo seu nome!”  Mas Ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão escritos nos Céus.” (Lc 10, 17-20).

Se naquela época o Senhor mandou os seus discípulos pelos lugares que Ele próprio deveria passar para realizar os sinais de que Ele era o filho de Deus presente na Terra, também agora Ele continua, pelos seus discípulos, que são os bispos, sacerdotes e leigos, a realizar os mesmos sinais de sua presença no mundo através do Espírito Santo. Podem acreditar! Se nos tempos de Jesus aconteciam sinais e milagres, eles continuam acontecendo também em nossos dias – e também aqui em Santa Generosa!

Milagres permeiam a cada instante a nossa existência; muitas vezes, são coisas aparentemente simples, cotidianas, rotineiras. Às vezes, contudo, se revelam como fatos excepcionais. Gostaria de compartilhar três entre os muitos que tenho presenciado em leitos de hospitais e até mesmo no confessionário.

Poucos dias atrás, um jovem veio até o confessionário e, após a absolvição, me relatou um pouco de sua vida. Estava havia mais de cinco anos afastado do sacramento da reconciliação até que, naquela madrugada, lhe chegou um vídeo que publiquei nas redes sociais. Nesse vídeo, eu falava que minha maior alegria era ver as grandes filas que se formam durante a semana e aos domingos à espera da Confissão. E afirmei que é pela absolvição dos pecados pelas mãos do sacerdote que Jesus demonstra o seu imenso amor aos homens. O jovem me disse: “Aqui estou, Padre Cássio, porque não suporto mais viver esta vida de drogas e de prostituição. Quero sentir novamente que Deus é apaixonado por mim, quero voltar a viver a vida na graça de Deus.” Fiquei imensamente comovido com aquele rapaz que se lançou a um novo propósito de mudar sua vida por ter assistido a um simples vídeo que fiz convidando as pessoas a se reconciliarem com Deus. Este é um milagre que sempre acontece em Santa Generosa.

No dia de Nossa Senhora Aparecida um senhor me relatou que tinha acabado de sofrer um golpe financeiro. Tão logo fez o pagamento ao estelionatário, se deu conta de que caíra em um golpe e perdera importante quantia de dinheiro. Então veio à missa de Nossa Senhora Aparecida em Santa Generosa. Ao final da Celebração, participou da procissão e, durante o percurso, fez uma promessa a Virgem: “Se o seu dinheiro lhe fosse restituído, ele o daria à Paróquia de Santa Generosa ou à Missão Belém. Estava realmente convencido de que o dinheiro jamais voltaria à sua conta! Na segunda-feira seguinte, no entanto, teve uma grande surpresa: o dinheiro do golpe lhe foi integralmente restituído.

Tenho presenciado milagres também nos oito hospitais atendidos por Santa Generosa. Tempos atrás, fui atender a um paciente do Hcor. Ao chegar, o senhor enfermo me disse que não precisava da extrema unção e que gostaria de saber quem tinha pedido para que eu fosse até ele. Sinceramente, eu não sabia. Disse-lhe que o pedido me fora encaminhado pela secretaria da paróquia. Intrigado, comecei a conversar tranquilamente com ele; perguntei-lhe onde morava, o que fazia… Foi uma longa conversa antes de eu introduzir o tema que me levara até ele. Tranquilamente, lhe expliquei o grandioso valor do sacramento da unção dos enfermos, instituído para proporcionar ao doente a graça de Deus no momento de dor, sofrimento, e, se fosse da vontade de Deus, também a cura da enfermidade. Ele ficou muito tocado e me pediu o Sacramento da Unção. Ao nos despedirmos, combinamos de nos encontrar em Santa Generosa. Dez dias depois celebrei a missa de sétimo dia dele na Paróquia. Presentes, os dois filhos me disseram o quanto o pai havia mudado após receber a Unção dos Enfermos. Segundo eles, o pai passou a viver um momento de graça e de paz que nunca experimentara antes.

Como discípulos de Jesus, eu, os sacerdotes que me auxiliam e muitos leigos de nossa paróquia poderíamos contar os inúmeros milagres que presenciamos alegremente todos os dias; certamente, seriam necessárias páginas e mais páginas para esses relatos. Mas, como disse Jesus aos seus discípulos, a nossa alegria é que os nossos nomes já estão inscritos nos Céus e que somos queridos e amados por Deus. O que fazemos nasce desse amor divino gratuito e da força do Espírito Santo. Nada esperamos em troca, pois também a nossa vida é puro milagre, é gratuidade, é graça de Deus! Que Ele continue nos abençoando!

Padre Cássio Carvalho – novembro 2024.

2 thoughts on “PALAVRA DO PÁROCO: Milagres acontecem em Santa Generosa!

  1. Busco sempre o sacramento de reconciliação e agradeço imensamente a disposição e o carinho do Pe. Cássio em nos atender. Obrigado, Santa Generosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *