PALAVRA DO PÁROCO: O hospital como lugar de missão: “Eu estive doente e vós me visitastes”.

Há mais de dois mil anos, Jesus deu uma incumbência aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa-Nova do Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15-18), e os discípulos continuaram anunciando o Reino de Deus até os nossos dias.

De todas as formas possíveis, a igreja de Santa Generosa tenta responder a este apelo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e um dos lugares desta sua importante missão são os hospitais. Atendemos aos enfermos de oito hospitais em nossa região: HCor, Oswaldo Cruz, Sancta Maggiore, Maternidade Santa Joana, Santa Rita, Maternidade Santa Maria, Hospital São Rafael e Hospital da Luz.

Buscamos atender a todos os pedidos de visitas que nos chegam através da secretaria paroquial. Em primeiro lugar, o sacerdote vai até o hospital e avalia as necessidades de cada paciente e, em geral, lhe oferece os Sacramentos da Unção dos Enfermos, da Confissão e da Eucaristia. Depois, a partir de sua necessidade e disposição, lhe dá a opção de, durante o período de internação, ser acompanhado pelos ministros da Paróquia, para a comunhão diária ou quando a desejar.

Um grande encontro sempre acontece quando respondemos positivamente ao mandato de visitar os doentes. Jesus diz, na ocasião em que pregou a parábola dos talentos: “porque eu estive doente e tu me visitastes” (Mt 25, 36). Este é o grande mistério! Ao visitarmos um doente, visitamos o próprio Cristo, e o paciente comunica, pelo seu sofrimento, pela sua dor, o grande amor que ele nutre por Cristo, Nosso Senhor, e por Nossa Senhora. A realidade do sofrimento nos obriga a pensar o quanto é misteriosa a vida quando Deus faz parte dela!

Aprendo muito nessas visitas! Primeiro, busco estar sempre aberto para o que o Senhor quer me falar através do doente. E Ele sempre fala!  Algumas experiências de visita me marcaram muito nestes últimos tempos; quero citar duas:

Ouvi de uma jovem, muito dinâmica e cheia de vida, que os médicos lhe informaram que sua doença estava em estágio muito avançado e a medicina nada mais podia fazer. Apesar do veredito, ela estava serena; vivia um momento de total entrega aos desígnios de Deus e confiava em um milagre. Diante dessa jovem tão convicta da misericórdia divina, deixei o hospital radiante e esperançoso, pois, tal como aquela jovem, também eu desejo ser livre das amarras deste mundo. Confiar com todas as forças em Deus muda a maneira como enxergamos as adversidades e vivemos o sofrimento, e nos torna livres e fortalecidos. Chegar a esse estágio, contudo, é graça dos Céus!

A segunda experiência que me tocou profundamente foi a de uma paciente em estágio terminal. Praticamente abandonara a Igreja Católica para entrar em outra igreja que lhe prometera a cura. Passados alguns anos, a doença foi se agravando e a promessa não se concretizou. Ela desejava muito receber a Unção dos Enfermos e se reconciliar com a Igreja Católica. Quando cheguei ao quarto de hospital, lá estavam as duas filhas de aproximadamente vinte anos e outras seis pessoas; todas rezavam. A intensidade de voz e o fervor de todos me deixaram impressionado! Ouvi a confissão da paciente e lhe dei a Unção dos Enfermos; ainda que estivesse com bastante dificuldade de engolir, ela fez questão de receber a comunhão e se reconciliar com Deus. Nessa hora, me veio à mente a história do paralítico de Cafarnaum – Jesus o curou após ver a fé dos homens que o desceram pelo telhado da casa: “[…] vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: […] ‘eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa’.” (Mc 2, 1-11). Eu também vi a fé daqueles que rezavam para que aquela mulher pudesse se reconciliar com a Igreja e ser acolhida por Deus.

Convido você a também fazer a experiência de contemplar o mistério que o Senhor quer realizar na vida de quem visita um paciente por causa d’Ele. Se quiser fazer isso de forma institucional, convido-o a se tornar ministro dos enfermos na Paróquia Santa Generosa – ou na paróquia em que frequenta. Tudo bem se quiser fazer isso por pura caridade. Só não perca esta magnífica oportunidade de encontrar Deus no sofrimento do outro. Tenho certeza de que, como o Senhor fala comigo através das visitas aos enfermos, falará também com você, e então receberá a recompensa de ver que, para Ele, tudo é possível!

Padre Cássio Carvalho – fevereiro 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *