PALAVRA DO PÁROCO: Quaresma – tempo de conversão, penitência e caridade!

A Quaresma começa sempre na Quarta-feira de Cinzas, dia em que o sacerdote impõe as cinzas em forma de cruz na testa ou na cabeça do fiel e diz: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás” ou “converta-te e crê no Evangelho”.

O termo Quaresma remete aos quarentas dias que Jesus ficou no deserto antes de começar sua missão na terra; também faz lembrar os quarenta anos que o povo de Deus ficou no deserto antes de adentrar a terra prometida. Para nós, são os quarenta dias de preparação para o mistério da Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo, mistério central da fé que, com o nascimento de Jesus no Natal, completa a revelação de Deus ao mundo.

Quaresma é tempo de conversão, e a conversão nada mais é que voltar o olhar para Deus e termos consciência de nossa finitude; por isso, o apelo na quarta-feira de cinzas é para nos lembrarmos de que somos pó e ao pó voltaremos.

Vivemos tempos difíceis. Tiramos Deus do centro de nossas vidas e colocamos as coisas mundanas; passamos a maior parte do tempo lutando e correndo atrás de coisas que passam, como o dinheiro e os prazeres efêmeros, e as tornamos tão fascinantes, que elas começam a determinar os rumos de nossa vida.

É impressionante como hoje as mídias sociais roubam o espaço e o tempo de qualquer convivência saudável em família. Julgo dizer que as mídias praticamente eliminaram a convivência familiar. Dificilmente se sentam à mesa todos juntos em casa, e quando isso ocorre, se tem sempre a companhia da televisão, do celular, prejudicando, assim, qualquer possibilidade de diálogo, de interação entre pais, filhos, avós, irmãos…

Quaresma é tempo de penitência e de jejum; a Igreja pede que na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa sejam cumpridos o jejum e a abstinência de carne, um gesto simples para educarmos nosso corpo e fortalecermos a alma. É mais uma prática que nos ajuda a compreender que “nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra da boca de Deus”.

É também tempo de olharmos para o sofrimento de Jesus na Cruz. Nesse sentido, a Igreja nos chama ao exercício da via sacra. Aqui em Santa Generosa ela é feita todas as sextas-feiras às 11h e às 17h. A Igreja na Sexta-feira da Semana Santa coloca como o dia especial para pensarmos e celebrarmos a morte de cruz de Jesus através da via sacra na parte da manhã e, à tarde, às 15h, a celebração da paixão em todas as igrejas do mundo.

A quaresma também é um tempo propício para a confissão sacramental. Como católicos de fato e de direito, devíamos nos confessar pelo menos uma vez por ano e comungar pela Páscoa da Ressurreição. Aqui em nossa paróquia, a confissão é possível todos os dias e com diferentes sacerdotes.

Também é um tempo para olharmos para o irmão; Quem ama a Deus que não vê, deve expressar este amor ao irmão que vê, especialmente o mais necessitado. Façamos desta Quaresma mais uma oportunidade de exercitarmos nossa generosidade.

Nesse sentido, quero propor um gesto de caridade para com a Missão Belém que, por meio de um trabalho de evangelização e busca da recuperação física, emocional e espiritual, busca ajudar os moradores de rua a sair da situação de miséria. Seu desafio agora é construir uma casa para acolher os moradores de ruas com problema de saúde, e você pode ajudar trazendo ao bazar roupas e objetos de sua casa que já não lhe servem.

Outra entidade necessitada de nossa atenção é a das Voluntárias da Caridade que, na paróquia, distribui alimentos para famílias carentes. Quem quiser pode fazer suas doações em alimentos ou em dinheiro diretamente na secretaria de nossa Paróquia.

Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a responder com generosidade a este tempo de penitência, esmola e conversão.

Padre Cássio Carvalho – março 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *