Paróquia Missionária

Tenho pensado qual seria a vocação missionária da Paróquia de Santa Generosa na Cidade de São Paulo. E para responder a esta pergunta temos que nos colocar no lugar geográfico em que nos encontramos, local de passagem e trabalho de milhares de pessoas, além de ser uma região de grande concentração de hospitais, dos quais 7 estão no nosso território paroquial.

Começamos a responder a estes desafios, pois hoje temos 3 missas diárias às 8h, 12h15h e 18h30 e ampliamos a nossa presença nos hospitais que nos solicitam, através da minha visita e a dos preciosos(as) ministros(as) da Eucaristia que levam diariamente a Comunhão aos enfermos. É evidente que precisamos de mais voluntários que nos ajudem neste trabalho de acompanhar e visitar os doentes, seja nos hospitais, seja nas residências de nossa Paróquia.

Nossa Paróquia também tem-se destacado na preparação de adultos e crianças para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e podemos dizer que é uma catequese personalizada.

Quanto aos pobres, temos um grande desafio, pois em nosso bairro circulam diariamente pessoas que vêm à procura de emprego e comida. Ampliamos o número de pessoas atendidas através das Damas da Caridade e dos Vicentinos, e iniciamos um processo de adoção da Missão Belém em nossa Paróquia. Quero lembrar que a Missão Belém trabalha com a recuperação de moradores de rua que têm problemas de dependência química (drogas e bebidas).

Este é o nosso desafio missionário: ser presença de Cristo neste local da cidade de São Paulo. Se você quer ajudar-nos a enfrentar esse desafio, estou à sua total disponibilidade para vermos como poderíamos ajudar-nos nestes e em outros pontos para que a presença de Cristo se sobressaia neste pedaço da cidade.

Obrigado pela atenção.

Padre Cássio Carvalho

Informativo Mensal da Paróquia – fev/2019.