Visita pastoral de Dom Rogério à Paróquia Santa Generosa

O Bispo auxiliar da Região Sé, Dom Rogério Augusto das Neves, esteve em visita pastoral na Paróquia Santa Generosa nos dias 16, 17 e 18 de agosto com o objetivo de conhecer um pouco mais a realidade da Paróquia, localizada na região do Paraíso. O bispo se reuniu com ministros extraordinários, integrantes do Apostolado da Oração, funcionários e membros dos movimentos e novas comunidades e associações católicas. Os encontros foram precedidos por um momento de oração e reflexão, seguido de conversas, testemunhos e discussões sobre como tornar a paróquia mais eficaz nas suas diversas ações pastorais, em suas atividades de catequese e de evangelização, tornando-se de fato um lugar de acolhida e de santificação.

Nas reuniões, foram abordados os vários aspectos da vida na comunidade e sugeridas formas para uma maior inserção das pessoas que acorrem à Santa Generosa para participar das missas ou das confissões, inclusive oriundas de outras regiões de São Paulo. A ideia é que se engajem mais em suas comunidades em movimentos e realidades eclesiais que as ajudem a viver mais plenamente a sua fé em uma igreja sempre em saída.

O segmento de obras sociais também mereceu destaque, e Dom Rogério tomou conhecimento das várias experiências desenvolvidas nesse sentido com o apoio da Paróquia Santa Generosa, como a Missão Belém, o grupo de voluntárias da caridade e os Vicentinos, atividades que não podem ser entendidas apenas como de cunho assistencial, mas como oportunidade de ajudar os beneficiários a também fazer seu encontro com Deus.

Dom Rogério soube do esforço em oferecer assistência religiosa (Confissão, Comunhão e Santa Unção) aos doentes e idosos dos oito hospitais instalados em território paroquial de Santa Generosa. O pároco, Padre Cássio Carvalho, garantiu que todos os pedidos dos enfermos e idosos da região são atendidos em primeiro lugar, por um sacerdote, posteriormente, os doentes e idosos passam a ser acompanhados por um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, se assim quiserem.

Certamente, a visita pastoral foi uma oportunidade de consolidar a relação da comunidade de Santa Generosa com o Bispo auxiliar Dom Rogerio, que não apenas se dispôs a conhecer a realidade da comunidade e dos movimentos e novas comunidades e associações católicas da Santa Generosa, como participou de sua rotina, atendendo confissões por horas e encerrando a visita com uma celebração solene, cantada pelo coral de Santa Generosa.