Paróquia

Sacramentos

Secretaria

Enfermos

Doações

DESTAQUES

IMPORTÂNCIA DAS NOVAS COMUNIDADES E MOVIMENTOS PARA A VIDA CRISTÃ DOS JOVENS

Quão bem faz aos jovens integrar-se em uma comunidade ou movimento da Igreja! Quando jovem, Pe. Cássio encontrou o movimento Comunhão e Libertação.

OS SANTOS EVANGELHOS

Celebrando no dia 30 de setembro a festa de São Jerônimo, Doutor das Sagradas Escrituras, a Santa Igreja consagra o último domingo deste mês na comemoração do “Dia da Bíblia”.

São Jerônimo nasceu por volta do ano 340; estudou e foi batizado em Roma. Como secretario do Papa Dâmaso, começou a traduzir a Bíblia para a língua latina, comentando-a em muitas obras que escreveu; daí o título de doutor que lhe é outorgado. Morreu onde Jesus nasceu, em Belém, em 420.

A instituição do “Dia da Bíblia” é um chamado da Igreja para que conheçamos as Santas Letras, sobretudo o Evangelho, onde encontramos o próprio Deus falando através da humanidade de Cristo. Diferentemente dos escritores, Nosso Senhor não propõe uma tese; Ele fala, Ele tem segurança do que diz, Ele não justifica; Ele ensina. Impõe-se com uma sabedoria irresistível. “Quando se consegue apreciar essa sabedoria, quando se possui o coração puro para avaliá-la, sabe-se que não pode existir outra. Não se sente a necessidade de comparar, de estudar. Vê-se que Ele é absoluto, que Ele é a Vida”.

Jesus continua a falar a cada um de nós, pessoalmente, na oração, na intimidade com Ele e, de maneira palpável, quando lemos o Evangelho todos os dias – ao menos cinco minutos – com desejos de aprender e viver como viveu quem nos está falando.

“Quando abrirdes o Evangelho, pensa que não só deves saber, mas viver o que ali se narra: obras e ditos de Cristo. Tudo, cada ponto que se relata, foi registrado, detalhe por detalhe, para que o encares nas circunstâncias concretas da tua existência. O Senhor chamou-nos para que o seguíssemos de perto; no texto santo, encontras a vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida… “Pega no Evangelho diariamente, leia-o e viva-o como norma concreta. Assim procederam os santos” (Forja nº 754, de São Josemaría Escrivá).

O Papa São Gregório Magno dizia: “Que outra coisa é a Sagrada Escritura senão uma carta que o Senhor todo poderoso quis, na sua bondade, enviar à sua criatura… Como te descuidas em lê-las e não manifestas ardor em saber o que nelas se contém?”

Padre José (in memoriam).

NOVA ILUMINAÇÃO NA IGREJA DE SANTA GENEROSA

Pe. Cássio nos explica que, como parte da reforma em Santa Generosa, agora temos três tipos de intensidade de iluminação na igreja, baixa, média e mais forte.

VISITA PASTORAL DE DOM ROGÉRIO À
PARÓQUIA SANTA GENEROSA

O Bispo auxiliar da Região Sé, Dom Rogério Augusto das Neves, esteve em visita pastoral na Paróquia Santa Generosa nos dias 16, 17 e 18 de agosto com o objetivo de conhecer um pouco mais a realidade da Paróquia, localizada na região do Paraíso. O bispo se reuniu com ministros extraordinários, integrantes do Apostolado da Oração, funcionários e membros dos movimentos e novas comunidades e associações católicas. Os encontros foram precedidos por um momento de oração e reflexão, seguido de conversas, testemunhos e discussões sobre como tornar a paróquia mais eficaz nas suas diversas ações pastorais, em suas atividades de catequese e de evangelização, tornando-se de fato um lugar de acolhida e de santificação.

Nas reuniões, foram abordados os vários aspectos da vida na comunidade e sugeridas formas para uma maior inserção das pessoas que acorrem à Santa Generosa para participar das missas ou das confissões, inclusive oriundas de outras regiões de São Paulo. A ideia é que se engajem mais em suas comunidades em movimentos e realidades eclesiais que as ajudem a viver mais plenamente a sua fé em uma igreja sempre em saída.

O segmento de obras sociais também mereceu destaque, e Dom Rogério tomou conhecimento das várias experiências desenvolvidas nesse sentido com o apoio da Paróquia Santa Generosa, como a Missão Belém, o grupo de voluntárias da caridade e os Vicentinos, atividades que não podem ser entendidas apenas como de cunho assistencial, mas como oportunidade de ajudar os beneficiários a também fazer seu encontro com Deus.

Dom Rogério soube do esforço em oferecer assistência religiosa (Confissão, Comunhão e Santa Unção) aos doentes e idosos dos oito hospitais instalados em território paroquial de Santa Generosa. O pároco, Padre Cássio Carvalho, garantiu que todos os pedidos dos enfermos e idosos da região são atendidos em primeiro lugar, por um sacerdote, posteriormente, os doentes e idosos passam a ser acompanhados por um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, se assim quiserem.

Certamente, a visita pastoral foi uma oportunidade de consolidar a relação da comunidade de Santa Generosa com o Bispo auxiliar Dom Rogerio, que não apenas se dispôs a conhecer a realidade da comunidade e dos movimentos e novas comunidades e associações católicas da Santa Generosa, como participou de sua rotina, atendendo confissões por horas e encerrando a visita com uma celebração solene, cantada pelo coral de Santa Generosa.

ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA COROINHAS

Clique na imagem para fazer a inscrição. Início 06 de outubro de 2024.

PALAVRA DO PÁROCO
Vocação da Paróquia Santa Generosa

Em sua vocação de ser o lugar da memória e da presença de Deus em nossa cidade, a Paróquia Santa Generosa sempre foi agraciada com o testemunho de grandes e santos sacerdotes que por ela passaram, sacerdotes que a ajudaram a se transformar em referência de evangelização e serviço. Entre os muitos que estiveram à sua frente, vale destacar o inesquecível Padre José Paine, que me recebeu quando iniciei minha trajetória aqui. Ele construiu a nova igreja em 1970, e foi o pároco responsável por ela durante 62 anos.

Posso afirmar sem medo de errar que todos os sacerdotes que por aqui passaram se empenharam na grandiosa tarefa de transformar Santa Generosa em um autêntico lugar de acolhida, de misericórdia, um lugar onde as pessoas encontram a presença real de Cristo no santo sacrifício da Santa Missa, nos sacramentos, nos trabalhos de evangelização, na catequese, nos serviços pastorais, etc.

Todo esse esforço foi sendo ao longo dos anos maximizado, potencializado para atender à crescente busca dos paulistanos por um lugar de oração, de experiência cristã, de vivência concreta dos sacramentos, de aprendizado e de experiências religiosas das mais diversas. Hoje, Santa Generosa é referência na cidade por oferecer cincos missas diárias, de segunda a sábado, e nove missas aos domingos, com quatorze horas de confissões.

Outra característica marcante é ser “uma igreja em saída”, como nos pede o Papa Francisco. Não se contenta em manter os seus paroquianos, mas se desafia a arrebanhar novas ovelhas para o redil de Cristo por meio de várias iniciativas, como a catequese de iniciação cristã de adultos para o Batismo, Primeira Comunhão e Crisma. Para conseguir atender à crescente demanda e facilitar o acesso, esses cursos são ministrados online e presencialmente. Nossas estimativas mostram que são mais de trezentas pessoas anualmente a receberem os sacramentos da iniciação cristã.

Ano a ano percebemos o quanto tem crescido também a catequese de crianças, em duas modalidades: 1) A Catequese Bom Pastor, que acolhe crianças de três a doze anos, sendo ela orientada no sentido de ajudar a criança desde cedo a seguir uma trajetória cristã; 2) A catequese de preparação para a Primeira Comunhão e, às vezes, também para o Batismo. Hoje, cresce substancialmente na Paróquia Santa Generosa a presença de crianças de todas as idades.

A característica de ser uma igreja em saída também se consolida pelo atendimento aos enfermos nos oito hospitais que estão no seu território pastoral. Sempre que solicitam, os doentes são atendidos prontamente por um sacerdote, que lhes propõe ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos, a Confissão e a Comunhão. Posteriormente, se desejar, o paciente poderá receber a Comunhão diária por meio da visita dos ministros.

O atendimento aos pobres se dá em várias ações, de acordo com a experiência dos voluntários, como as voluntárias da caridade, que distribuem cestas básicas e enxovais para grávidas e, de certa forma, acompanham a vida de várias famílias que necessitam dessa assistência. Vale destacar também o importante trabalho dos Vicentinos em nossa paróquia, pois com visitas e orações, eles acompanham pessoas pobres em suas necessidades mais urgentes.

A Missão Belém continua cada vez mais empenhada em melhorar a vida de nossos irmãos mais necessitados. Em uma de suas muitas ações, propõe aos nossos paroquianos a adoção de crianças que vivem no Haiti, crianças que se encontram abaixo da linha de pobreza. Hoje estima-se que mais de duzentas crianças são apadrinhadas por paroquianos de Santa Generosa. Esses também têm colaborado grandemente com a doação de roupas usadas ao bazar da Missão Belém; toda a renda vem sendo revertida para a construção de uma casa de saúde com capacidade de duzentos leitos para pacientes terminais, pessoas que muito provavelmente iriam morrer nas ruas, mas que terão um lugar digno para fazer sua passagem desta para outra vida.

A igreja de Santa Generosa também abre espaço às experiências de novas comunidades e movimentos que cuidam igualmente da vida de fé dos paroquianos. Entre essas comunidades, estão o Movimento Comunhão e Libertação, Comunidade Lumen, Renovação Carismática Católica, Famílias Novas e membros da Opus Dei. Estes propõem momentos de reflexão e oração para os seus integrantes e abertos a toda a comunidade. Santa Generosa também está presente nas mídias sociais, com a transmissão diária das missas e com reflexões pontuais sobre a vida da Igreja e a vivência segundo a doutrina de Cristo.

Com toda essa gama de ações, movimentos e empenho, a Paróquia Santa Generosa busca se manter atuante e alinhada aos esforços dos primeiros e santos sacerdotes que nos precederam na missão de evangelizar e contribuir com a Igreja em São Paulo, com a Santa Igreja de Cristo. Que Deus nos abençoe!

Padre Cássio Carvalho – setembro 2024.

BOLETIM DE SETEMBRO DE 2024

Boletim Informativo da Paróquia Santa Generosa de setembro de 2024. Não deixe de acompanhar nossas notícias. Clique na imagem para baixar!

SACERDÓCIO: VALOR INESTIMÁVEL PARA
AS FAMÍLIAS E A SOCIEDADE!

Cristo chama todos à salvação, deseja estar unido a alma de todos os homens eternamente, e, por esse motivo, Ele padeceu e morreu na Cruz.  Ele nos oferece diversos caminhos para nos levar a essa união com a nossa alma, que se realiza de maneira perfeita e plena no Céu. Assim, para atingir esse fim, Ele oferece a cada alma dons específicos vinculados com a missão que cada um deve realizar em sua vida terrena.

Tais missões variam de acordo com o estado de vida de cada indivíduo; algumas delas assumem um caráter de vocação.  Mas seja como for, todas as vocações tem como finalidade a salvação, e cada uma delas deve ser respondida com generosidade e fidelidade. Mas, entre essas vocações, existem algumas mais elevadas, e, dentre elas, destaca-se a vocação sacerdotal.

O sacerdote é um escolhido por Deus para ser seu ministro em meio aos homens, sendo justamente essa escolha divina que oferece ao sacerdócio a sua grandeza e lhe garante graças elevadas e profundas para o exercício de tal missão. Tais graças não repousam apenas sobre o sacerdote, mas também sobre a família e a sociedade, é por isso que a questão das vocações sacerdotais é uma das mais urgentes nos tempos atuais. Assim se faz necessário falar sobre este tema com verdadeiro zelo e de forma constante. 

 Os títulos humanos conferem às famílias grande honra, orgulho e distinção, contudo, muito mais honradas e elevadas são as famílias quando se trata de um título de nobreza divina, como o que o sacerdócio confere.  Toda a família vê-se honrada no sacerdote.  Essa nobreza recai necessariamente sobre os familiares, pais, avós, irmãos e irmãs, em cujas veias corre o mesmo sangue. 

A família toda vincula-se ao sacerdócio do padre que teve origem nesse seio familiar, mesmo que estes não sejam católicos ou levem uma vida distante de Deus. De alguma maneira, em algum grau, a graça sobrenatural lhes alcança.  O sacerdote é a luz do mundo, e essa luz ilumina, mesmo que indiretamente, a família de cujo seio ele saiu. Que grande honra para uma família ser objeto do olhar divino e poder oferecer à Igreja e ao mundo um sacerdote.  

Por causa dos seus sacerdotes, Cristo olha com benevolência as sociedades e as nações, e se dispõe a abençoá-las. Quando do seio da sociedade surge um novo sacerdote, a sua benevolência redobra, pois ali se acende um foco novo de vida e de virtude divinas.

Multiplicar os sacerdotes é, pois, para a sociedade, algo muito valoroso, contudo, em um mundo cada vez mais secularizado, essa fala parece algo utópico ou referente a tempos passados. Mas a indiferença ou o ateísmo que nos circundam não mudam a verdade, não alteram essa realidade. Não é porque o ateu não crê em Deus que Ele deixa de existir. Não é porque a maioria vive como se não fosse morrer que os homens deixam de morrer.

É necessário que haja homens consagrados para Deus e para os outros que intercedam em favor dos pecadores e pela salvação das almas, para tocar o coração de Deus e abrandar, pela misericórdia e amor, os males que a sociedade merece receber. Por vocação, o sacerdote é colocado como um para-raios entre o Céu e a Terra, para fazer desviar o raio e torná-lo inofensivo ao mundo. Ele não faz isso por seu próprio poder, mas pelo poder contido no seu sacerdócio, que tem origem divina.

Assim, do ponto de vista humano, o sacerdote ocupa uma posição honrosa na sociedade; contudo, o sacerdote está para além dessa dignidade terrena, pois sua grandeza se fundamenta em uma graça particular que ele recebe gratuitamente da bondade de Cristo. De origem sobrenatural, a escolha que Cristo faz de seus ministros é na verdade um grande e precioso dom sobrenatural, fruto do seu amor, do qual nenhum homem é digno, mas que deve ser correspondido com espirito de fé, gratidão e com desejo ardente de lhe ser fiel.

Se a menor de todas as graças possui um valor enorme em nossa alma, pois é fruto dos merecimentos e sofrimentos de Jesus, o que podemos dizer então da graça sacerdotal?  Ela eleva a alma a uma dignidade tão sublime e lhe confere poderes e graças grandiosas – e por que não dizer, divinas.

O Sacerdócio é o prolongamento de Jesus no mundo, é a continuidade de sua missão e sua presença em meio a nós. Trata-se de um homem que se reveste de Cristo e age em seu nome. Dessa vocação, muitas graças são hauridas para a sociedade humana e para as famílias. Por isso rezemos sempre pelas vocações. 

“Enviai, Senhor, operários para a vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários” (Lc 10, 2). 

Pe. Alysson Antunes Carvalho

PROJETO MARAVILHOSO DA COMUNIDADE SHALON

Matheus nos fala do belo trabalho da comunidade Shalon e de sua parceria com a Missão Belém, pelo bem-estar físico e espiritual dos moradores de rua.

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE BOM PASTOR

Clique no link abaixo para fazer a inscrição na Catequese Bom Pastor 2025:

https://bit.ly/catequesebompastor2025

NOVOS TEMPOS NA IGREJA

No domingo, há nove missas na igreja de Santa Generosa, 90% do público é de jovens. Assista ao vídeo e confira.

DEPOIMENTO DO PAROQUIANO MARCELO SOBRE A PROCISSÃO COM O SANTÍSSIMO NAS IMEDIAÇÕES DA IGREJA

Em toda primeira sexta-feira do mês as missas são em honra do Sagrado Coração de Jesus. Fazemos a consagração a Ele e há duas procissões com o Santíssimo na Paulista: uma depois da missa das 15h e outra depois da missa das 18h. Vai até o Hospital Santa Catarina.

VÍDEOS RECENTES

Aqui você acompanha alguns dos vídeos mais recentes da Paróquia Santa Generosa. Recomendamos que acompanhe o nosso Canal do Youtube, além do Facebook e Instagram para manter-se atualizado quanto às nossas atividades.

eventos

BOLETIM DE SETEMBRO DE 2024. Clique para fazer o download!
APOSTOLADO DA ORAÇÃO - Reunião na Primeira Sexta-feira do mês, às 15h.
LEGIÃO DE MARIA - As legionárias de Maria reúnem-se às quartas-feiras, 10h da manhã.
ROSÁRIO DOS HOMENS - Todas as quintas às 18h30. Envie suas intenções para rezarmos.
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - Todos os sábados a partir das 11h30. Venha participar!
SEJA UM DIZIMISTA! Colabore com as obras de evangelização da Paróquia Santa Generosa.

palavra do pároco

Catequese
bom pastor 2025

INSCRIÇÕES ABERTAS!
Clique na imagem para
fazer a inscrição

Crianças de 3 a 12 anos.