O valor inestimável do voluntariado

O voluntariado tem desempenhado um papel crucial na vida dos frequentadores da Igreja Católica, transcendendo idades e experiências. Desde a infância, indivíduos encontram na prática do voluntariado um elo inquebrável com sua fé e comunidade. Eu participo como voluntário desde os 7 anos de idade, inicialmente como coroinha, na pastoral da criança e do adolescente, na liturgia, ministro, conselho pastoral, Rotaract Clube, entre outros.

A contribuição do voluntariado na Igreja Católica possui muitas características. Além de fornecer suporte vital às atividades eclesiásticas, o ato de doar tempo e energia cria laços profundos de conexão espiritual e humana. A participação desde a infância não apenas enriquece a vida dos voluntários, mas também nutre uma cultura de solidariedade que permeia toda a sociedade.

O voluntariado é uma expressão tangível da fé posta em ação. A jornada do voluntário desde a mais tenra idade é uma narrativa tocante que espelha a essência do serviço filantrópico. Ao longo dos anos, tais exemplos têm influenciado e vêm sendo fonte de inspiração para outras pessoas, incentivando uma geração de líderes compassivos e comprometidos. O legado dessa jornada de voluntariado na Igreja Católica reafirma a importância do serviço voluntário como um pilar vital da fé e da comunidade.

Marcelo Pedrosa Araujo